EU JURO, by Tânia Machado

SERGIO NAYA – 1988 | 20 de maio de 2009


Sei que o ex deputado Sergio Naya já foi criticado por todos os lados por milhares de pessoas…
Mas não posso de deixar de colocá-lo na lista de Amigos de Artesanato, pois apesar de tudo o foi publicado contra ele, no artesanato ele muito nos ajudou.
No período de março de 1988 a outubro de 1988, foi ele quem pagou o aluguel da Mãos de Minas na nossa primeira sede que foi na Rua Felipe dos Santos, num sobrado perto da Praça Marilia de Dirceu, onde com as doações de móveis e estantes feitas por nós mesmo funcionou a Mãos de Minas, até fevereiro ou março de 1989.
Todas as vezes que íamos a Brasilia e tinhamos que permoitar, ele nos dava a hospedagem gratuitamente no Hotel Sant Paul. Nunca nos pediu nada em troca…nem voto.
Foi neste primeiro espaço que começamos a nossa trajetória de auto sustentabilidade. Lembro-me do Pedro Paulo – um artesão que fazia bonecas e garimpava ouro nos intervalos. Da Claudia Kaike que fez as primeiras estantes, e muita gente mais.
O Estado cedia também funcionários para nos ajudar, mas a qualidade não era lá estas coisas…pois não podíamos escolher, era quem quisesse ir.
Teve uma funcionária que foi ajudar na loja, que quando não conseguia vender os nossos produtos, tentava vender Avon, se não conseguia tentava passar uma rifa. Se não conseguia nenhum dos tres pedia uma carona até em casa.
Tinha outra que vivia chorando e a gente não entendia o motivo. Quando um dia fui perguntar, aí notei que ela estava com um livro, destes de bolso, no colo e então ela respondeu entre lágrimas…esta historia é triste demais…
Tinha um, que vivia no banheiro com jornal…então um dia pedi a ele que me ajudasse a elaborar um projeto e lhe disse…pense em alguma coisa…ele respondeu, sinto muito, mas meu salário é tão pequeno que não me permite pensar…
Mas teve muita gente boa também…A Claudia Moura, que esta conosco até hoje, a Telma Lins que ficou uns 6 ou 7 anos até aposentar , a Maria Luiza que ficou também uns 10 anos.

Anúncios

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: