EU JURO, by Tânia Machado

REFLEXOS – ENSINANDO E APRENDENDO – CACIQUE MONGONGA | 28 de janeiro de 2017


…Era Feira Nacional – ainda no Minas Centro, quando passando pelo stand dos indios, vi que todo mundo estava agachado no fundo do stand e cheio de varal na frente com centenas de colares dependurados e era evidente que ninguém entrava no stand e os indios estavam super mal humorados.

Na época, o Cacique Mongongá que liderava o grupo. Chamei o Cacique e fui com ele dar uma volta no pavilhão e fui mostrando para ele os stands…veja aquele ali, ta cheio de gente, por que? Veja que as pessoas estão rindo, o stand é aberto e convidativo para as pessoas entrarem…Agora, veja aquele outro…o pessoal ta de cara fechada, o stand esta todo truncado com produtos que dificultam a entrada das pessoas…E assim fui, mostrando para ele um monte de stand com exemplos positivos e exemplos negativos. Então disse a ele – compare os stands que vimos com o seu e veja que decisão voces tem que tomar.

No ano seguinte, quando passei em frente do stand dos Pataxos, estva tudo super arrumado, os indios com pintura corporal recebendo os visitantes com um sorriso nos lábios. Fiquei super feliz deles terem aprendido a lição. No dia seguinte, passando de novo em frente ao stand, vi um monte de produto novo. Chamei o Cacique e disse, que bom, cada dia voces colocam novos produtos né? Ele me falou – “não – estes produtos estavam aqui ontem, so que em outro lugar…Voce me ensinou a observar e ví que as pessoas vem mais de uma vez à Feira, mas passam sempre pelo mesmo lugar, ou seja, quem vem da esquerda, no dia seguinte volta pela esquerda…Então, todo dia trocamos todos os produtos de lugar para que as pessoas – assim como voce, achem que temos novidades todos os dias…” Esta foi uma grande lição que aprendi com o Cacique Mongongá. Hoje, quando vou a um evento, todos os dias eu troco os produtos de lugar…os de tras vem pra frente, troco de lado, faço uma reviravolta…e vale a pena!

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

