EU JURO, by Tânia Machado

Reflexões – Gestão estratégica do voluntariado para que haja uma real transformação da sociedade | 8 de fevereiro de 2017


Recebi este texto de Hosana Cabral que trabalha com voluntariado que achei interessante. Ate porque ela envia o texto pois vivenciou um “voluntário” entrando na justiça contra uma ONG pelos “serviços prestados”.

O trabalho voluntário sempre foi um grande apoio para as organizações sociais. Proporcionam o alcance a uma mão de obra especializada que, na maioria das vezes, as instituições não teriam recursos próprios para uma contratação.

É também uma forma de ganhar legitimidade, ter acesso às outras pessoas com respectivas redes de relacionamento, e a ponte entre pessoas que precisam receber e pessoas que desejam se doar.

Há no mercado empresarial uma valorização das pessoas que praticam o voluntariado, seja  como um diferencial no currículo na hora de disputar uma vaga de emprego e até pré requisito para trabalhar em grandes organizações. Eu conheço organizações que pontuam seus funcionários no plano de carreira incentivando-os a serem voluntários!

Todos saem ganhando! A empresa gera um clima interno bom, as organizações sociais por serem supridas  de mão de obra para seus projetos e sonhos e os beneficiários alvo de toda a atenção e carinho.

É preciso portanto, tomar alguns cuidados!

8 fatores sobre gestão de voluntariado no terceiro setor para você rever:

  1. Fazer uma gestão adequada de talentos. Pessoas certas nas tarefas certas.
  1. Potencializar o perfil profissional e pessoal de cada uma por meio de entrevista. Descubra os reais interesses. Faça uma pesquisa sobre esta pessoa, afinal ela estará em contato com as pessoas que você emprega e cuida!
  1. Faça contrato de voluntariado e com controle de horas trabalhadas por semana. Evite a má fé! Oriente-se com um advogado trabalhista.
  1. Trate seus voluntários com carinho, presenteie , cumprimente os em datas comemorativas, ofereça certificado, premiações, destaques.
  1. Comunique-se! Fale dos seus sucessos, metas e desafios. Você irá se surpreender com os resultados!
  1. Divulgue as oportunidades de vagas para voluntários em seu site, redes sociais. As pessoas querem ser voluntárias, mas não sabem onde e como começar.
  1. Calcule o valor mensal que está economizando com sua rede de voluntários e apresente a todos da sua instituição para que valorizem estas pessoas de bem.
  1. Promova o dia do Voluntariado em sua instituição e receba-os com carinho. Ah! Não deixe de fazer um cadastro, mesmo que seja um dia de trabalho. Você poderá solicitar apoio em outros momentos.

Cabe a nós do Terceiro Setor fomentar este exercício de cidadania, promovendo sinergia em favor de uma transformação social real. Cabe a nós dar a resposta aos anseios de mudanças, dar um sabor especial à vida, promover que belas histórias sejam contadas a partir do sentimento que o voluntário tem: eu faço a diferença no mundo!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus colegas e amigos.

Tem um provérbio que acredito muito:”Quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos”. Ou seja, para nós que trabalhamos no Terceiro Setor, quanto mais conhecimento sobre gestão de voluntariado no Terceiro setor, melhor para todos nós.

Compartilhe!

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: