EU JURO, by Tânia Machado

ERA UMA VEZ – A SAGA DO ARTESANATO BRASILEIRO – CAP I – 2004 | 18 de fevereiro de 2018


Em 2004, a apex decidiu que iria começar a apoiar o artesão brasileiro para a exportação de Artesanato.

O primeiro projeto a ser apoiado foi o Centro Cape, que depois foi seguido pelo Sindicato dos Artesãos do Ceará (depois substituÍdo pelo ICA (instituto Cearense do Artesanato), teve um projeto de Pernambuco (que não lembro o nome), um do Rio de Janeiro (se não me engano liderado pela Firjan), seguido depois pela Fazer Brasil de São Paulo, Artest do Paraná e talvez outras pequenas ações pontuais, que sei que ocorreram, mas não lembro os nomes.

Passado os anos, sobraram somente o Instituto Centro Cape, A Fazer Brasil de São Paulo, o ICA do Ceará, e a Artest do Paraná.

As instituições faziam, individualmente, cada um com o seu projeto, ações de prospecção e vendas principalmente na Europa e nos EUA (este ultimo somente com o Centro Cape).

As instituições eram autônomas, e mesmo com a participação nos mesmos eventos (Maison Object – Paris, Ambiente e Tendence – Frankfurt, Intergift e Bijoutex – Madri), iam de forma separada, cada um com o seu stand e às vezes até em pavilhões diferentes.

Em comum, faziam rodadas de negócio no Brasil, lideradas pelo ICA e Centro Cape.

Nos EUA somente o Centro Cape atuava, participando de mais de 9 eventos anualmente (Gift Fair, ICFF, Acessories, Arte Expo, Fancy Food, Las Vegas Show, Hotel, Motel and Restaurant, Bryant Park), fora um show room que montamos na 34th com 5a., em frente ao Empire State, além de um Centro de Distribuição em Passaic – New Jersey, numa parceria com uma empresa americana chamada Worldwide (que mantemos ate hoje)

Aos trancos e barrancos, através do “aprender fazendo”, iam cada uma a seu modo, tentando conquistar o mercado internacional.

Isto, foi acontecendo até 2009, quando inclusive os projetos não atendiam artesão so de seu estado, mas englobavam outros, de acordo com o perfil dos eventos.

PROXIMO CAPÍTULO – A união das entidades por ordem da APEX.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: