ARTESÃO NA PANDEMIA


O artesanato recupera um pouco do mercado mas ainda se encontra numa situação difícil.

40% dos artesãos tem no artesanato sua única fonte de renda.

Em abril do ano passado, quando começou a crise, 69% dos artesãos em geral, não estavam vendendo nada!

Com o fechamento das lojas, cancelamento dos eventos e a fuga dos turistas que não estavam viajando, esta era a situação caótica do artesanato.

Em setembro, melhorou um pouco, com o número caindo para 40,3%

Agora em fevereiro de 2021, 29,9% não está vendendo nada, mas somente 10,8% voltou a sua venda normal, ou seja, 59% dos artesãos ainda estão vendendo bem abaixo do que vendiam em 2019.

Temos que ser realistas, e ver que esta situação deve ainda persistir por 2021, já que os lojistas estão descapitalizados e não conseguem fazer a reposição de estoque como era antes, o turismo está voltando, mas de forma bem devagar, resta a esperança nos eventos, que com a vacinação da população, haverá a liberação da sua realização pelas prefeituras. Mas mesmo isto, somente no segundo semestre, quando pelo menos 50% da população estiver vacinada.

Então o artesão mais do que nunca tem que focar na internet! Sei que é difícil, sei que tem que ser persistente, sei que tem que ser rotineiro, mas não resta outro caminho para aqueles que serem sobreviver e chegar bem em 2022.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.